Tradutor

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cicloturismo

Histórico.


cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudáveleconômica e ecológica de se fazer turismo.

bicicleta causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um  cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas. Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer  contratempos na estrada. O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta  necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter  noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.
Até algum tempo atrás o costume e a cultura de pedalar, no Brasil esteve ligado às pessoas  que não possuem automóvel, uma classe mais humilde. Hoje diversas classes sociais fazem uso da bicicleta como meio de transporte, fugindo do trânsito caótico nas grandes cidades.

Em alguns países, como a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de ciclovias, transporte com ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outros.

Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com  autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade a(o) viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.

Na modalidade com suporte, geralmente a(o) viajante contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences da(o) viajante e oferece serviço de guia
Saiba mais!
Participe da maior viagem de bicicleta autônoma realizada no país. No Velotour você é independente mas pedala junto com cicloturistas de diversos estados. Carnaval - 19 a 25 de fevereiro. Fuja do agito do carnaval para as estradas tranqüilas do Vale Europeu. A participação é gratuita. Clique aqui

Veja como foi o 10º Encontro Nacional de Cicloturismo em Santa Maria Madalena - RJ. 

Relato e fotos do encontro.
Clique aqui

Veja as fotos do Velotour Costa Verde & Mar, no litoral de Santa Catarina.

Relato e fotos do evento.
Clique aqui

Qual a melhor bicicleta para cicloturismo?

Você pode fazer cicloturismo com qualquer tipo de bicicleta. O cicloturismo já existe desde a invenção da bicicleta e já foi feito com todos os tipos de bicicleta. Portanto, o que temos que pensar é qual tipo de bicicleta é mais adequado para determinado tipo de cicloturismo. Estradeira ou Road Bike No Brasil a bicicleta estradeira é mais conhecida como bicicleta speed. Este neologismo utilizado aqui não é usado nos países de língua inglesa. Lá o termo mais parecido que existe são as single speed que são bicicletas sem câmbios, sem freios e sem sistema de roda livre para serem utilizadas dentro de velódromos, e portanto não têm nada a ver com as speeds de que estamos falando. As estradeiras são bicicletas projetadas para rodar em asfalto liso, impecável.
Híbridas
As bicicletas híbridas possuem características mistas das road bikes e das montain bikes. Costumamos dizer que elas têm as qualidades e os defeitos das duas. Ela possui ângulos intermediários entre os dois tipos, o que garante estabilidade, mas sem perder totalmente a agilidade. Os pneus um pouco mais largos do que numa estradeira costumam ser mistos também, para dar chance do ciclista intercalar asfalto e terra. Mas é importante não se iludir, pois em condições mais difíceis de terreno, como areia,  barro ou cascalho solto, a híbrida não vai reagir como uma montain bike.



Full Suspension

Poucos cicloturistas utilizam a full suspension. A característica principal que atrai nela é o conforto em terrenos muito irregulares ou para pessoas com dores nas costas. As suspensões na frente e atrás funcionam como filtros que fazem o terreno parecer mais liso. A maior dificuldade relacionada a ela é a colocação do bagageiro. Só existem duas 
opções, ou se coloca o bagageiro na própria estrutura da suspensão ou preso no canote do selim. Enfim, se possível escolha a bicicleta mais adequada para o seu estilo. Talvez você tenha que adaptar um pouco o seu roteiro para a bicicleta que você tem, mas não fique em casa assistindo televisão. Lembre-se que neste momento existem várias pessoas viajando com as bicicletas mais simples que você possa imaginar, e com certeza estão curtindo muito.




créditos: http://www.clubedecicloturismo.com.br/


                                                Videos 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário