Histórico.
A bicicleta causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas. Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer contratempos na estrada. O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.
Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade a(o) viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.
Na modalidade com suporte, geralmente a(o) viajante contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences da(o) viajante e oferece serviço de guia
Saiba mais!
Participe da maior viagem de bicicleta autônoma realizada no país. No Velotour você é independente mas pedala junto com cicloturistas de diversos estados. Carnaval - 19 a 25 de fevereiro. Fuja do agito do carnaval para as estradas tranqüilas do Vale Europeu. A participação é gratuita. Clique aquiVeja como foi o 10º Encontro Nacional de Cicloturismo em Santa Maria Madalena - RJ. | |
Relato e fotos do encontro. Clique aqui |
Veja as fotos do Velotour Costa Verde & Mar, no litoral de Santa Catarina. | |
Relato e fotos do evento. Clique aqui |
Qual a melhor bicicleta para cicloturismo?
Você pode fazer cicloturismo com qualquer tipo de bicicleta. O cicloturismo já existe desde a invenção da bicicleta e já foi feito com todos os tipos de bicicleta. Portanto, o que temos que pensar é qual tipo de bicicleta é mais adequado para determinado tipo de cicloturismo. Estradeira ou Road Bike No Brasil a bicicleta estradeira é mais conhecida como bicicleta speed. Este neologismo utilizado aqui não é usado nos países de língua inglesa. Lá o termo mais parecido que existe são as single speed que são bicicletas sem câmbios, sem freios e sem sistema de roda livre para serem utilizadas dentro de velódromos, e portanto não têm nada a ver com as speeds de que estamos falando. As estradeiras são bicicletas projetadas para rodar em asfalto liso, impecável.
Híbridas
As bicicletas híbridas possuem características mistas das road bikes e das montain bikes. Costumamos dizer que elas têm as qualidades e os defeitos das duas. Ela possui ângulos intermediários entre os dois tipos, o que garante estabilidade, mas sem perder totalmente a agilidade. Os pneus um pouco mais largos do que numa estradeira costumam ser mistos também, para dar chance do ciclista intercalar asfalto e terra. Mas é importante não se iludir, pois em condições mais difíceis de terreno, como areia, barro ou cascalho solto, a híbrida não vai reagir como uma montain bike.
Full Suspension
Poucos cicloturistas utilizam a full suspension. A característica principal que atrai nela é o conforto em terrenos muito irregulares ou para pessoas com dores nas costas. As suspensões na frente e atrás funcionam como filtros que fazem o terreno parecer mais liso. A maior dificuldade relacionada a ela é a colocação do bagageiro. Só existem duas
opções, ou se coloca o bagageiro na própria estrutura da suspensão ou preso no canote do selim. Enfim, se possível escolha a bicicleta mais adequada para o seu estilo. Talvez você tenha que adaptar um pouco o seu roteiro para a bicicleta que você tem, mas não fique em casa assistindo televisão. Lembre-se que neste momento existem várias pessoas viajando com as bicicletas mais simples que você possa imaginar, e com certeza estão curtindo muito.
créditos: http://www.clubedecicloturismo.com.br/
Videos
Nenhum comentário:
Postar um comentário